quarta-feira, 8 de abril de 2020

Ministro de Ciência e Tecnologia de Bolsonaro visitou o CNPEM, em Campinas SP


(foto: Divulgação) 

Alberto Magnaboschi - Campinas /SP

O ministro da ciência, tecnologia, inovações e comunicações (MCTIC) Marcos Pontes, esteve em Campinas na última segunda dia 06, para visitar os laboratórios do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais); o CNPEM é uma organização social vinculada ao ministério, que atua no reposicionamento de fármacos, analisando fórmulas de medicamentos já aprovados no tratamento de doenças, e selecionar outros que tenham moléculas que possam ser utilizadas na neutralização de ações causadas pelo COVID-19 a serem utilizados em pacientes já infectados.

O ministro esteve pessoalmente conhecendo a estrutura empregada em experimentos feitos em parceria com diversas organizações do país, que integram o MCTIC. Em conversa com vários pesquisadores, o ministro saiu satisfeito com o trabalho realizado pelo CNPEM e pelos resultados apresentados pelos experimentos das pesquisas empregadas.

Campinas é um grande centro de pesquisas nas áreas de saúde e detêm universidades renomadas na sociedade acadêmica, como a PUC e a UNICAMP. Dentro das instalações do CNPEM, estão concentrados os quatro laboratórios referência de pesquisa do mundo; abertos a sociedade científica e empresarial. O laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS) opera a única Luz Sincrotron da América Latina e está, nesse momento construindo o SÍRIUS, um novo acelerador brasileiro, de quarta geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais orgânicos e inorgânicos; O Laboratório de Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas da Biociência com foco em Biotecnologia e Fármacos; o Laboratório Nacional de Biorenováveis (LNBR), pesquisa soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais empregando a biomassa e a biodiversidade brasileira por último e não menos importante o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados com grande potencial econômico para o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário