segunda-feira, 20 de abril de 2020

CONSUMIDOR: Reclamações de E-commerce cai em abril, e aumento nas vendas eletrônicas sobe com o isolamento social


(Foto: Divulgação)




Alberto Magnaboschi – Campinas\SP 

Com a mudança comportamental em tempos de pandemia, o comércio eletrônico (E-commerce); tem intensificado bastante suas atividades, as plataformas de alimentação e serviços tem sido as mais procuradas nesse momento. Após a determinação do fechamento do comércio não essencial, muitas empresas estão ainda se adaptando à nova realidade de vender pela internet.

Segundo o Procon de Campinas\SP, entre os dias 1º e 14 de abril, o E-commerce teve 81 reclamações em seus diversos seguimentos; a telefonia móvel com 53 ocorrências, os bancos e provedores de internet com 43 reclamações. Segundo o órgão, nos primeiros 14 dias de abril, o comércio eletrônico recebeu uma reclamação a cada quatro horas.

O chefe do atendimento do Procon – Campinas, Éder dos Santos disse em entrevista, que a unidade está intensificando os trabalhos para analisar todas as reclamações e se são procedentes; e que essa ação tem tido um retorno rápido e satisfatório aos consumidores. Geralmente, após a notificação as empresas têm conseguido responder dentro do prazo estipulado e que as problemáticas são resolvidas em acordos entre as partes, sem a necessidade de acionamento judicial.

Os dados de março, levantados pelo Procon no início da determinação do isolamento social; a telefonia móvel registrou 161 reclamações, os cartões de crédito 127 ocorrências e o E-commerce com 117 reclamações. O balanço mostra uma queda significativa de março para abril, mostrando uma mudança de comportamento não só pelos consumidores, mas uma adequação do comércio no ambiente virtual para o pleno e satisfatório atendimento.


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