(Foto: Divulgação)
Alberto
Magnaboschi – Campinas\SP
Com
a mudança comportamental em tempos de pandemia, o comércio eletrônico (E-commerce);
tem intensificado bastante suas atividades, as plataformas de alimentação e serviços
tem sido as mais procuradas nesse momento. Após a determinação do fechamento do
comércio não essencial, muitas empresas estão ainda se adaptando à nova
realidade de vender pela internet.
Segundo
o Procon de Campinas\SP, entre os dias 1º e 14 de abril, o E-commerce teve 81
reclamações em seus diversos seguimentos; a telefonia móvel com 53 ocorrências,
os bancos e provedores de internet com 43 reclamações. Segundo o órgão, nos
primeiros 14 dias de abril, o comércio eletrônico recebeu uma reclamação a cada
quatro horas.
O
chefe do atendimento do Procon – Campinas, Éder dos Santos disse em entrevista,
que a unidade está intensificando os trabalhos para analisar todas as
reclamações e se são procedentes; e que essa ação tem tido um retorno rápido e
satisfatório aos consumidores. Geralmente, após a notificação as empresas têm
conseguido responder dentro do prazo estipulado e que as problemáticas são resolvidas
em acordos entre as partes, sem a necessidade de acionamento judicial.
Os
dados de março, levantados pelo Procon no início da determinação do isolamento
social; a telefonia móvel registrou 161 reclamações, os cartões de crédito 127
ocorrências e o E-commerce com 117 reclamações. O balanço mostra uma queda
significativa de março para abril, mostrando uma mudança de comportamento não
só pelos consumidores, mas uma adequação do comércio no ambiente virtual para o
pleno e satisfatório atendimento.
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